#5 Ordinary Man - Triumph (um retrato do Brasil atual).

A indicação deste post, para você ouvir antes de partir, apesar de composta décadas atrás, é extremamente atual para os dias do Brasil. Fico imaginando a situação no Canadá na década de 80, pois é de lá que vem a banda de Hard Rock Triumph, para que uma letra tão contundente e atual, especialmente para os brasileiros, fosse escrita. 

A canção Ordinary Man foi lançada como parte do álbum Allied Forces em 1981, um ano antes da consolidação da Carta de Direito e Liberdades no Canadá e quando o parlamento canadense também passou a fazer emendas na constituição. Mais uma prova que o Rock também é politizado, participativo e atemporal.

Na segunda estrofe é como imaginar Rik Emmett escrevendo a letra da música no Brasil:
Hey politician, can't believe a word you say (Ei político! Não acredito em uma palavra que você diz), Almighty media, whose truth d'you sell today? (Poderosa mídia, qual a verdade que você venderá hoje?), me limito em citar apenas o país em que vivo, porém é um retrato que pode ser visto em qualquer sociedade moderna. A última estrofe da canção, tenta explicar o insucesso destes governos, a passividade e a aceitação da sociedade.

A canção é uma composição trabalhada e racional, pensada para que o arranjo ressalte a intenção da mensagem. O início no violão dedilhado é como uma introdução da realidade, como se o intérprete tomasse consciência da condição que o cerca. O coro ao fundo, remete o ouvinte ao sentido de multidão, como se a consciência fosse comum.
A partir da segundo estrofe a música se transforma em uma balada, enfatizando a noção de questionamento das autoridades, mantendo o coro ao fundo. Já na meio da música, o Hard Rock toma suas formas como se a indignação tomasse conta dos cidadãos, até culminar em final de choro conformado, a realidade é difícil de alterar.

A voz aguda de Rik Emmett transforma a canção em quase um apelo desesperado e revelador.
Ordinary man é uma canção atemporal, consciente, e quase perfeita.

Ouça Ordinary Man na WebRadio GRRW (http://grr.playtheradio.com).


Follow me:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#10 - The Writer

100 melhores canções de Hard Rock de todos os tempos.

#9 Flesh and Blood, George Lynch feat. Ray Gillen.